Informação da Publicação

Título O contributo das Empresas de Segurança Privadas na prevenção da criminalidade em São Vicente
Autor(es)
Palavras-chave
Segurança privada
Segurança publica
Prevenção
Criminalidade
Empresas de segurança privada
Data 2021
Resumo
Nas últimas décadas assistiu-se a um crescimento acentuado do setor da segurança privada na generalidade dos países. Cabo verde não foi diferente. O seu aparecimento foi em 1992, após a abertura de democracia Cabo Verde, mas viria a ter primeira regulamentação Lei no 93/IV/93, de 15 de dezembro, Mas recente ela foi revogada pela lei 50/VII/2009. A atividade de segurança privada só pode ser exercida nos termos do presente diploma e de regulamentação complementar e tem uma função subsidiária e complementar da atividade das forças e dos serviços de segurança pública do Estado sendo, por isso, exercida exclusivamente como meio de proteção de pessoas e bens, no entanto muito pouco é conhecido sobre se efetivamente essa colaboração tem dado resultados, bem como se os diferentes intervenientes avaliam tal colaboração, assim como o seu nível de eficácia e eficiência que se espera vir a conseguir.
O objetivo central do trabalho é analisar o contributo das Empresas de Segurança Privadas na prevenção da criminalidade em São Vicente. Optou-se por um estudo com uma abordagem qualitativa e com carater descritivo.
As pesquisas documentais apontam que em Cabo Verde a Segurança Privada está vocacionada à prevenção enquanto que a Força de Segurança Pública está vocacionada a segurança repressiva. E preventiva em muitos casos ela caba por ser reativa aos acontecimentos.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/15VRgRcGLemV_Gpfj-iho-MzqlRSoMjzA/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro