Informação da Publicação

Título Resultado de Cirurgia de Estrabismo Convergente em Crianças dos 0 aos 12 Anos de Idade
Autor(es)
Palavras-chave
Sistema visual
Desenvolvimento normal da visão binocular
cirurgia de estrabismo convergentes
Data 2021
Resumo
É através dos olhos que conhecemos o mundo externo. O sistema visual ainda se encontra imaturo ao nascimento, pelo que é preciso boas condições anatómicas e fisiológicas de forma a proporcionar o desenvolvimento normal da visão binocular. O estrabismo trata-se de um desalinhamento dos olhos em que os eixos visuais de cada olho não se encontram simultaneamente direcionados para o mesmo objeto, condição oftalmológica que afeta entre 2 e (4%) da população infantil, revelando-se assim um grande obstáculo ao desenvolvimento normal da visão binocular.
Este trabalho tem como objetivo: Compreender a importância e o impacto do tratamento cirúrgico dos estrabismos convergentes em crianças menores de 12 anos. Para realização deste trabalho, optou-se pelo método da revisão de literatura, na qual foram selecionados os artigos que respeitavam os critérios de inclusão estabelecidos nesta pesquisa.
As fontes de pesquisa foram: PUBMED, SCIELO e LITERATURA CINZENTA. A amostra é composta por 14 artigos, dos quais 9 são estudo de caso, 4 revisão de literatura, 3 jornais, 1 estudo descritivo e 1 estudo de caso longitudinal. Nesses artigos foi possível identificar a importância e o impacto da cirurgia de estrabismo relativamente ao ângulo de desvio e a visão binocular, afirmando que quando as crianças são submetidas a intervenção cirúrgica numa fase de maior plasticidade cerebral, há sempre mais chances de restaurar a visão binocular e até mesmo recuperar a estereopsia.
A técnica cirúrgica mais utilizada é a recessão bilateral dos retos internos em combinação com a ressecção do reto externo. Concluiu-se assim, que o diagnóstico precoce e a intervenção cirúrgica atempada são mais benéfico para a recuperação da visão binocular e da estereopsia, sendo a atuação do Ortoptista, em complementaridade com o oftalmologista, muito importante para o sucesso cirúrgico.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/16S29wVMEcPIM1TNGXKI3yc1rg1gjdC2_/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro