Informação da Publicação

Título Famílias disfuncionais, crianças/jovens em situação de risco e a delinquência infantojuvenil: Caso do Centro Juvenil Nhô Djunga
Autor(es)
Palavras-chave
Família
situação de risco
delinquência
Data 2021
Resumo
Cabo Verde é um país independente e democrático, que rege pelo princípio da igualdade, porém nem sempre isso acontece, a situação de pobreza que o país enfrenta, acaba gerando situações de desigualdades, onde nem todos têm as mesmas condições para satisfazer as suas necessidades básicas de subsistência, o que de uma certa forma poderá levar a exclusão social dos mais desfavorecidos.
A família é considerada muito importante na formação de um indivíduo, tendo um papel de primeira socialização, é nela que se deve transmitir os valores, princípios e as normas socialmente aceites, tendo a função de cuidar e educar os filhos, garantindo uma educação de qualidade, a proteção dos seus direitos e interesses enquanto crianças.
No momento em que a família deixa de cumprir com o seu papel socializador, deixando de impor regras e limites, negligenciando o seu cuidado, a sua supervisão e monitorização, deixando de ser unida, dando lugar a uma família conflituosa, pondo em causa o desenvolvimento na integra dos filhos, acabando muitas vezes por criar situações em que as crianças/jovens ficam em risco, sendo os seus valores serem constantemente violados.
O objetivo central deste trabalho é identificar as causas que tornam uma família como sendo disfuncional e até que ponto esta, pode contribuir para a delinquência infantojuvenil, bem como o seu impacto na sociedade. E então entender quais as melhores estratégias que devem ser adotas para fazer frente a tal situação.
Tipo Monografia Licenciatura - Famílias disfuncionais, crianças/jovens em situação de risco e a delinquência infantojuvenil: Caso do Centro Juvenil Nhô Djunga
URL https://drive.google.com/file/d/14KfiGFtA8mCBVEpnGRpdX6hAqmUujc0m/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro