Informação da Publicação

Título O Micro Retalho Alimentar em Mindelo e à sua Contribuição para o Fomento do Empreendedorismo: Estudo Caso em Mindelo
Autor(es)
Palavras-chave
Micro Retalho Alimentar
Empreendedorismo
Micro comerciantes
Cidade do Mindelo.
Data 2017
Resumo
Esta pesquisa consiste num estudo sobre o Micro Retalho Alimentar e a sua contribuição para o fomento do Empreendedorismo: Estudo caso em Mindelo. Observando a Perspetiva de geração de emprego e rendimentos, com a finalidade de complementar o mercado de trabalho no fomento de empregos e criação de empreendimentos sustentáveis.
A ilha de São Vicente apresenta um nível elevado de desemprego, forçando os diretamente afetados a criar os seus próprios negócios como forma de garantir o seu sustento. O Micro Retalho Alimentar surge como um setor estratégico em franco crescimento pois cada vez mais são as famílias que nele apostam, revelando o seu potencial de empreendedorismo embora incipiente e deficientemente organizado.
O presente trabalho teve como objetivo principal analisar quais as potencialidades do Micro Retalho Alimentar na promoção do Empreendedorismo. Para a consecução dos objetivos propostos, fez-se uma revisão bibliográfica, abordando vários autores, conceitos e abordagens. E realizou-se um estudo de caso, com o propósito de estudar e caraterizar as microempresas (isto é, os Minimercados) em São Vicente.
A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados aos micros comerciantes em São Vicente. Foram aplicados 50 questionários aos inquiridos. Os minimercados do tipo generalista e especializado, geralmente empregam uma 3 a 5 pessoa, pois este apresenta a maior percentagem nos dados recolhidos. À maioria dos inquiridos afirma que, o impato do empreendimento no mercado Mindelense é normal.
Quanto a fatores pela escolha do empreendimento pelos clientes, a maioria dos inquiridos dizem que são bons. Quanto a capacidades empreendedoras em relação ao tipo de empreendimento a maioria carateriza como criativos e de seguida vem o aproveitamento de uma oportunidade,E quanto a perspetiva futura do empreendimento a maioria dos inquiridos pretendem reforçar com novas áreas de negócio.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL_Anexo Acesso Restrito