Informação da Publicação

Título Alterações da Conjuntiva Prevalência do Pterígio, Pinguécula e Conjuntivite Alérgica nas Ilhas de São Vicente e Fogo - Cabo Verde
Autor(es)
Palavras-chave
Conjuntiva
pterigio
pinguécula
conjuntivite alérgica
Data 2018
Resumo
As alterações da superficie ocular são várias e morfológicamente distintas. O presente estudo tem como objectivo o cálculo da prevalência do pterigio, da pinguécula e da conjuntivite alérgica.
O estudo, de carácter descritivo e transversal, baseia-se numa amostra de conveniência, constituida por 245 individuos, 490 olhos, com uma média de idades de 43 (+-20) anos.
Os dados da amostra foram recolhidos a partir de rastreios visuais e consultas de oftalmologia, no decorrer do ano académico de 2017/18, ocorridos no Centro de Saúde de Fonte Inês, na ilha de São Vicente e no Hospital Regional São Francisco de Assis, na ilha do Fogo.
Para a deteção e estudo das alterações conjuntivais recorreu-se à lanterna e à lâmpada de fenda.
Na amostra de 490 (quatrocentos e noventa) olhos, 430 (quatrocentos e trinta) • mostram alterações. Destes, contam-se 305 olhos com pterigio (70,9%), 45 olhos com pinguécula (10,5%) e 80 olhos com conjuntivite alérgica (18,6%). A análise dos dados evidencia uma predominância do sexo feminino, em indivíduos com pterigio (47,7%), verificando-se o mesmo nos indivíduos com pinguécula (7,3%). Em relação aos casos de conjuntivite alérgica, a predominância é do sexo masculino, com (10,6%).
Os resultados mostram que, de entre as alterações conjuntivais estudadas, o pterigio verifica-se com maior prevalência.
A literatura aponta para uma combinação de varios fatores etiológicos, com destaque para a exposição com os raios ultra violeta, para o aparecimento do pterigio.
A população Cabo-verdiana vive exposta a factores climáticos que favorecem o aparecimento das mesmas. Com efeito, a conjuntivite alérgica também está relacionada com condições climatéricas, dependendo de cada estação do ano e de cada país bem como da zona de prevalência (Netto et al, 2006). Os resultados apontam para a importância da realização de outros estudos mais aprofundados em relação a estas alterações, de forma a melhor compreender e futuramente, para a implementação de estratégias que diminuam o seu impacto na função visual e na qualidade de vida.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL_Anexo Acesso Restrito