Informação da Publicação

Título Transferência de doentes críticos do Hospital Dr. João Morais para o Hospital Dr. Baptista de Sousa: Competências do enfermeiro
Autor(es)
Palavras-chave
doente critico
transferência inter-hospitalar
competência do enfermeiro
Data 2022
Resumo
A transferência de doentes entre instituições de saúde é uma necessidade devido à falta de equipamentos e tratamentos em algumas estruturas de saúde que obriga a que estes sejam transferidos para outras estruturas que tenham melhores condições de respostas.
O tema surge, contudo, de um interesse pessoal devido a um acontecimento passado vivenciado. Este trabalho, cujo tema é Transferência de doentes críticos do Hospital Dr. João Morais para o Hospital Dr. Baptista de Sousa: competências do enfermeiro, consiste num estudo qualitativo, descritivo, exploratório e fenomenológico do contexto e das práticas das transferências entre as duas instituições citadas.
O principal objetivo do trabalho é analisar as competências do enfermeiro no processo de transferência do doente crítico do Hospital João Morais para o Hospital Dr. Baptista de Sousa. Foram delineados três objetivos específicos que descrevem o processo de transferência de doentes críticos do Hospital Dr. João Morais para o Hospital Dr. Baptista de Sousa, identificar as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros durante o processo de transferência inter-hospitalar e identificar as competências dos enfermeiros na transferência inter-hospitalar de doentes.
Para a realização deste trabalho recorreu-se a uma entrevista semiestruturada feita a cinco enfermeiros do banco de urgência de adulto do Hospital Dr. João Morais e quatro enfermeiros do banco de urgência do Hospital Dr. Baptista de Sousa.
Das análises realizadas depararam-se com várias fragilidades por parte dos entrevistados no que concerne a transferência de doentes críticos.
Os resultados sugerem que existem fatores que colocam em causa a efetividade da comunicação, por um lado devido ao incumprimento das normas vigentes e, por outro lado à inexistência de um modelo padrão da comunicação antes, durante e após a transferência, comprometendo não só a integralidade do doente como o próprio sistema de saúde.
No que concerne a formação específica na área de transferência existe uma lacuna, pois não se encontra instituído nenhum plano de ação periódica de formação, atualização das competências dos enfermeiros.
A falta de recursos humanos e matérias a fraca comunicação e as condições desfavoráveis oferecidas pelas entidades transportadoras correspondem as maiores dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros durante o processo de transferência inter-hospitalar de doentes.
O papel dos enfermeiros é extremamente importante no processo de transferência inter-hospitalar de utentes críticos pois são eles que acompanham o doente durante a transferência, muitas vezes, exposta a situações de stress devido ao cansaço.
As análises dos dados estatísticos mostram que a causa mais frequente das transferências de doentes realizadas de Santo Antão para São Vicente são os politraumatismos. Regista um aumento eloquente nos números de casos de transferência desde 2017, embora o HJM seja considerado um hospital regional, este não dispõe de condições suficientes para tratar este tipo de doente, por isso há necessidade de transferir o doente para o HBS.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1eilIh4dqn2Zx5R6eB8-oE6YTpHflZVSz/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro